Kon-Boot é uma ótima ferramenta para quem trabalha com manutenção de computadores ou tem problemas frequentes com a senha de entrada dos sistemas operacionais. Com ele, você tem acesso aos arquivos e configurações de qualquer usuário, no Windows ou no Linux, sem ter que digitar um password para isso.
Com o seu funcionamento iniciado durante o carregamento da máquina, o Kon-Boot é uma mão na roda quando há algum problema em seu computador e você quer salvar os arquivos presentes no disco rígido, mas utiliza alguma senha para proteger o acesso ao seu usuário. Apesar de não apresentar uma interface gráfica muito agradável, não há qualquer dificuldade em utilizar esta ferramenta.
Fiz o download. E agora?
Apesar de o arquivo ZIP baixado ter menos de 1MB, ele traz duas imagens de disco em seu interior, uma em cada formato. Boa parte dos aplicativos para queimar mídia utiliza a boa e velha extensão ISO; mas, caso precise, há um arquivo IMG no compactado também.
Para conseguir utilizar o programa é preciso gravar o conteúdo presente nas imagens em uma mídia de CD ou DVD. Como os arquivos são pequenos, o processo de gravação não demora mais do que cinco minutos. Agora é só reiniciar o computador e esperar que aconteça o boot pela mídia.
Boot com a ferramenta
O Kon-Boot possui basicamente duas telas. A primeira delas apresenta o aplicativo para o usuário, exibindo os envolvidos no projeto e a logo do aplicativo. Pressionando qualquer tecla, a segunda janela é mostrada, a qual lista quais procedimentos estão sendo feitos pelo programa.
Depois que o Kon-Boot finalizar todas as tarefas necessárias para liberar o acesso aos arquivos do disco rígido, a tela da linha de comando será mostrada, solicitando o nome de usuário para login. Digitando “kon-usr” é possível visualizar todos os dados salvos no HD, mesmo nos usuários que utilizam senhas para manter seu computador a salvo.
O programa roda apenas em linha de comando, então é necessário ter algum conhecimento de procedimentos de acesso e cópia de arquivos sem a interface gráfica. Quando você utiliza o Kon-Boot, algumas permissões de acesso são alteradas para que seja possível visualizar todo o conteúdo presente no HD. Para restaurar as configurações-padrão, basta executar novamente o aplicativo e digitar “kon-fix” no lugar do login.
Quase todos os sistemas
O legal do Kon-Boot é que ele funciona na maioria dos sistemas operacionais. Os testes feitos pelos desenvolvedores mostraram que é possível ter acesso aos arquivos em computadores que rodam qualquer versão do Windows ou as principais distribuições do Linux, independente da versão do Kernel.
Também é possível usar a ferramenta em máquinas que rodam as versões Server dos SOs. Os Service Pack não interferem em nada no funcionamento do Kon-Boot.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Seu Comentário foi enviado com sucesso